POSTURAS

Posturas em Sânscrito

Sânscrito é uma língua muito antiga que se desenvolveu na Índia,país localizado no sul da Ásia, e que serviu como principal veículo de propagação do Hinduísmo. Suas origens apontam para uma língua hipotética mais antiga, que teria dado origem também ao Grego, ao Latim, ao Celta e a outras línguas antigas da Europa e do Oriente Próximo – e que foi, por essa razão, chamada de “Indo-Europeu”.

Em Sânscrito, as posturas de Yoga são designadas por asanas. Asana refere-se a uma postura que dá conforto físico e compostura mental. As asanas afectam as glândulas, os nervos,os músculos e todos os órgãos do corpo.

Dentro da tradição indiana, a sua origem é atribuída a Shiva, que as teria ensinado a sua esposa Parvati.

Glossário de Asanas Sânscrito - Português

Ananthasana (Postura da serpente)

Adho Mukha Svanasana (Postura cão de cabeça para baixo)

Ardha Matsyendrasana (Postura de torção lateral;meia postura de Matsyendra)

Balasana (Postura de criança)

Bhujangasana (Postura da cobra)

Dhanurasana (Postura do arco)

Gomukhasana (Postura da cabeça de vaca)

Halasana (Postura do arado)

Matsyasana (Postura do peixe)

Padmasana (Postura da flor do Lotus)

Paripurna Navasana (postura do barco)

Paschimottanasana (Postura da pinça)

Sarvangasana (Postura da vela ou invertida sobre os ombros)

Setubhandasana (Postura da meia ponte)

Tadasana (Postura da montanha)

Trikonasana (Postura do triângulo)

Ustrasana (Postura do camelo)

Virabhadrasana (Postura do guerreiro)

Vrksasana (Postura da árvore)

... e muitas mais

Surya (

Sol)Namaskar(Saudação)-Saudação ao Sol

Podemos praticar a Saudação como uma forma de agradecer pelo dia, purificando o corpo, acalmando a mente e iluminando o espírito. O Surya Namaskar torna-se uma dança quando os movimentos corporais são feitos de forma fluída e harmónica. Além de aquecer o corpo, também ajuda a preparar a pessoa para permanecer nas posturas que o exercício exige, actuando nos níveis físicos, mental e espiritual.

Fisicamente, o Surya Namaskar desenvolve a musculatura do corpo e promove o alongamento dos músculos, desintoxica os órgãos internos e as articulações, aquece a musculatura e estimula o sistema respiratório e circulatório. Nos níveis mental e emocional, trabalha no reequilíbrio dos centros de energia (Chakras), ou seja, equilibra

e actua nos hormônios das glândulas do corpo, acalmando assim os pensamentos. No nível espiritual, o despertar da energia interna activa a intuição e expande a percepção de si mesmo e do mundo.

O Surya Namaskar pode ser praticado de forma lenta e pausada, assim como fluída ou mais rápida, sempre respeitando a respiração, que de preferência, deve ser feita pelo nariz. A sincronicidade no exercício flui naturalmente, assim que o praticante começa a assimilar as posturas e os movimentos.

A saudação ao sol clássica compõe-se de 12 posturas que se conectam com as quatro fases da respiração: inspirar, reter ou suspender, expirar e manter vazios os pulmões. Como já foi dito anteriormente, dependendo da capacidade de cada pessoa (biótipo) e de momento do praticante, poderá fazer de forma fluída ou procurar permanecer por um determinado período (3, 6 ou 12 respirações) em cada postura, mantendo sempre a concentração na respiração e a atenção no momento presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *