Símbolos Budistas

Os Símbolos Budistas representam a iluminação da mente e a infinidade de suas manifestações.

Segundo essa doutrina, os seguidores de Buda (o Iluminado) são capazes de olhar para os símbolos e enxergar neles o potencial humano para a iluminação.

Símbolos Auspiciosos

Os oito símbolos auspiciosos representam cada qual um ensinamento budista.

Roda do Dharma

É a representação de Buda no seu primeiro sermão após se tornar iluminado.

A roda com oito raios simboliza os oito ensinamentos de Buda. São eles: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, acção correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta.

Nó Infinito

Esse desenho simboliza a interligação, a causa e o efeito. É também símbolo do conhecimento infinito de Buda, ao qual se soma a sua compaixão. Ambos estão intimamente ligados.

Flor de Lótus

Simboliza a pureza e o esclarecimento. Seu caule representa o cordão umbilical que une as pessoas às suas raízes, enquanto a flor representa a possibilidade humana de alcançar a iluminação.

Cada flor de lótus tem um significado diferente de acordo com a sua cor.

Bandeira da Vitória

Simboliza a vitória da mente sobre os pensamentos negativos. A bandeira representa o triunfo de Buda sobre o demónio Mara, que é a personificação das tentações no caminho para a iluminação.

Concha

Simboliza o poder que as autoridades no Budismo têm para ensinar. Para os seguidores do budismo o som da concha é, também, o som da verdade.

Guarda-sol

Simboliza o poder espiritual. Por esse motivo, ele é usado para proteger dignamente os deuses em rituais budistas.

Peixes Dourados

Simboliza a capacidade de ser livre. Além disso, representa os rios Ganges e Yamuna, os quais são sagrados na Índia.

Vaso

O vaso é símbolo da abundância. Nesse sentido, mais uma vez, representa o conhecimento espiritual de Buda que é infinito, abundante.

Símbolos de Buda

Além dos símbolos auspiciosos, existem ainda outros. Esses símbolos identificam o Budismo na medida que fazem parte do percurso percorrido por Buda.

Árvore Bodhi

As árvore bodhi é uma árvore sagrada, pois foi debaixo dela (uma figueira) que Buda alcançou finalmente a iluminação após uma jornada de 6 anos.

Por esse motivo, figueiras são plantadas em centros budistas.

Roda da Vida

Esse símbolo compreende o ciclo do nascimento, morte e renascimento. Através dessa roda, os budistas buscam se libertar de um ciclo vicioso de desejos que os impedem de atingir o nirvana, a iluminação.

No centro da roda, um porco (a ganância), uma cobra (o ódio) e um galo (a ignorância) representam todos esses impedimentos.

No anel interior uma parte tem um fundo branco e outra tem um fundo negro. O fundo branco representa as pessoas que conseguem evoluir, ao passo que o fundo negro representa as pessoas que não conseguem.

O anel médio (as seis partes grandes da roda) representa os seis reinos da existência dos deuses, semideuses, humanos, animais, fantasmas famintos e demónios. No aro exterior, por sua vez, estão representados os 12 elos de dependência humana.

Importa referir que o livro sagrado do Budismo é o Tripitaka. Ele é dividido em três partes, as quais contemplam: os princípios budistas, os sermões de Buda e a sua filosofia.

2 thoughts on “Símbolos Budistas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *