Yoga neste tempo do Covid-19

Elaborado pela profª Manuela Carvalho

O Yoga proporciona-nos um bem-estar físico, mental e emocional e agora mais do que nunca precisamos disso. Esta situação é difícil, mas temporária. Temos de aceitar, não podemos fazer nada, apenas seguir os conselhos das autoridades.

Aqui vão algumas dicas para uma prática:

                                         1- Aquietamento da mente - (Preparação para a prática)

Sentarmo-nos confortavelmente de pernas cruzadas (também podem ficar de joelhos ou sentados com as pernas esticadas) e mãos nos joelhos.
Tronco, pescoço e cabeça alinhados. Mantendo essa verticalidade, fechar suavemente os olhos, fazer 2 respirações lentas e profundas, relaxar o rosto, os ombros, os braços, as mãos, as pernas e os pés.
Observemos por alguns instantes o nosso corpo. Depois, sem interferir, observemos a nossa respiração, o ar que passa suavemente pelas narinas, o seu vai e vem.

2- Pranayama

(quem estiver de pernas cruzadas troca o cruzamento, para não criar assimetrias na anca)
Respirar apenas pelo nariz
Expirar todo o ar. No final da expiração contrair o abdómen, para sair todo o ar residual dos pulmões. Depois inspirar suavemente, utilizando toda a capacidade pulmonar, primeiro a zona abdominal, intercostal e por fim a parte superior, abrindo bem o peito, de uma forma continua e uniforme, distribuindo bem o fluxo de ar ao longo da inspiração.
Depois esvaziamos lentamente, da mesma forma, continua e constante. No final da expiração contrair o abdómen. E assim sucessivamente......
Podem incluir um ritmo, por ex.:
Inspirar em 5 segundos, expirar em 5 segundos.
Se for confortável podem aumentar para 6, 7, ou 8 segundos
Outra alternativa: inspirar em 5 e expirar no dobro do tempo 10 segundos
Podem escolher. Podem fazer uma vez de uma maneira e outra vez de outra.

3- Asana

Em anexo vai um esquema de asana. Alguns exercícios já fizemos. Façam apenas aqueles em que se sintam confortáveis, atendendo sempre aos sinais do corpo e ao nosso bom senso.

4- Relaxamento

Deitem-se de barriga para cima, pernas e braços afastados cerca de um palmo, palmas das mãos viradas para cima, fechem os olhos e permaneçam imóveis.
Mentalmente dirijam-se a cada parte do corpo e carinhosamente mandem relaxar, soltar........
Fiquem assim abandonados o tempo que intenderem.
Aos poucos e poucas vão pensando em regressar. Concentrem-se no peso do corpo, nos sons à vossa volta, despertando o corpo aos poucos,.... dobram as pernas, rodam o corpo para um lado e sem pressas, sentam-se.

5- Meditação

Mantendo os olhos fechados, voltamos a dar atenção à verticalidade do nosso tronco, pescoço e cabeça. Observemos a respiração como fizemos no início da aula. Concentremos a nossa atenção no ar a passar pelas narinas. O vai e vem natural nas nossas narinas....Sem interferir na respiração. Deixar a respiração no seu ritmo normal....
Não fazemos nada. Sempre que houver um pensamento, não nos importamos, deixemos que ele se vá embora e voltamos a concentrar na respiração.
Podemos ficar assim o tempo que quisermos.
No final podem fazer o mantra que aprenderam nas últimas aulas....

Esta forma de praticar não é a melhor, mas é uma das possíveis.......

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *