INSÓNIAS

INSÓNIAS

Artigo elaborado por António Jesus.

O método que promete acabar com insónias em apenas um minuto

O facto é que dormir pouco é péssimo para a saúde, provocando: cansaço, irritação, falta de energia, dificuldade de concentração, irritabilidade, baixando as defesas imunitárias do organismo e, propiciando o aparecimento das mais variadas doenças, desde obesidade, diabetes a cancro.
A solução:

O médico e professor Andrew Weil, docente na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, acredita que um simples exercício de respiração pode ajudá-lo a adormecer em apenas um minuto. O professor entende que a respiração é um elemento chave em actividades de meditação e Yoga, conhecidas pelo seu poder de relaxamento corporal e mental. A verdade é que respirar profundamente melhora a oxigenação do nosso corpo, o que é óptimo para diminuir os níveis de stress e, como tal, adormecer. Jose Colon, também médico e especialista em insónias, explica que quando enchemos os pulmões de ar, o coração bate mais rápido; e quando esvaziamos os pulmões, o ritmo cardíaco desacelera. Ao que tudo indica, explorar esses factores pode garantir uma noite de algumas horas bem dormidas.
A receita O exercício de respiração de Weil é denominado de 4-7-8. A promessa é ambiciosa: adormecer num minuto. Experimente!
-Encoste a ponta da língua à parte da gengiva que fica logo acima dos dentes da frente (no caso, do lado de trás dos dentes, em direcção ao céu da boca) e mantenha-a lá enquanto realiza o exercício;
-Esvazie os pulmões completamente, exalando o ar pela boca até sentir que não há mais nada;
-Feche a boca e respire pelo nariz enquanto conta até quatro;
-Segure a respiração e conte até sete;
-Exale o ar completamente pela boca enquanto conta até oito;
-Repita esse ciclo mais três vezes e bons sonhos.
A etapa mais importante do processo consiste em segurar a respiração por sete segundos – já que é esse o tempo necessário para que o corpo receba mais oxigénio e relaxe o suficiente para que adormeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *