Músculo PSOAS

Músculo PSOAS

 

Artigo escrito por António Jesus.

É conhecido como o “músculo da alma” em algumas filosofias orientais, sendo considerado o principal, centro de energia do nosso corpo, importantíssimo para a manutenção da saúde, vitalidade e bem-estar emocional .
Quanto mais flexível e forte, maior será o nosso fluxo de energia vital através dos ossos, músculos e articulações.
É o músculo mais profundo e estabilizador no corpo humano.
Afecta o equilíbrio estrutural, a amplitude de movimentos, a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdómen.
É o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas, sendo responsável por nos manter em pé e o que permite levantar as pernas para andarmos.
O Psoas está directamente ligado às reacções físicas e emocionais básicas; em situações extremas de stress, envia sinais de alerta ao corpo, podendo originar o esgotamento das glândulas supra-renais e do sistema imunológico.
O sedentarismo e as más posturas agravam esta situação, reduzindo os movimentos naturais e contraindo ainda mais os músculos, provocando o surgimento da dor lombar, ciática ou problemas digestivos.
Ao cultivarmos a saúde deste músculo, melhoramos a posição da coluna vertebral e de todo o tronco, com a consequente repercussão na melhoria das funções dos órgãos abdominais, da respiração e do coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *